quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Técnica de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral apresenta 87% de bons resultados

A dor na coluna é a segunda maior fonte de reclamação das pessoas. E segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, 85% da população vai viver ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. O problema pode começar por causa de uma postura errada indo até problemas mais graves como os processos degenerativos (artrose, hérnia de disco, protusão discal, etc). Para o professor e fisioterapeuta Helder Montenegro, do ITC Vertebral, os problemas seriam bem menores se as pessoas mudassem alguns hábitos e fortalecessem os músculos posturais, responsáveis por dar sustentação à coluna.

“A técnica de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral - RMA Vertebral – une o trabalho da fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilazer (equipamento que condiciona o paciente a usar o músculo transverso do abdômen), e exercícios de musculação. A união de todos esses fatores permite que o paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais. O resultado apresentado equivale a 87% dos casos resolvidos”, afirma professor e fisioterapeuta Helder Montenegro, autor da técnica e fundador do ITC Vertebral.

O primeiro passo para quem busca colocar a coluna em ordem é fazer uma boa avaliação, identificando as causas da dor. São feitos testes ortopédicos e fisioterapêuticos específicos, de mobilidade, de força, de alongamento muscular e do sistema nervoso para saber qual é a situação clínica do paciente. Com o quadro definido, o tratamento é iniciado. Neste momento, as mesas de tração e descompressão são importantes, pois diminuem a compressão sobre a raiz nervosa dando mais espaço para os nervos.

“No primeiro momento, vamos trabalhar para tirar a dor. Depois focaremos no fortalecimento e daremos orientações para que o paciente tome alguns cuidados no dia-a-dia. Esses cuidados, por serem preventivos, são fundamentais para qualquer pessoa, mesmo as que nunca sentiram dores. O último passo do tratamento é a manutenção, para isso indicamos pilates e/ ou musculação. No entanto, tanto os exercícios de pilates quanto de musculação precisam ser bem orientados porque, do contrário, as dores podem voltar”, explica o fundador do ITC Vertebral.

Sem comentários:

Enviar um comentário